Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VOVÓ PILAR


Ter uma avó igual a que nós tivemos é para poucos. Minha avó além de ser avó era uma avó para lá de especial. Única, mesmo com todos os seus defeitos ela era uma avó para lá de avó... Vou tentar contar aqui um pouco do que foi vovó Pilar para mim e, tenho certeza, para todos os que conviveram com ela. Se houver algum erro me desculpem, pois estou escrevendo sobre o que me lembro, principalmente de uma infância querida.

Vovó se casou com vovô João em 1936. Não tiveram nem tempo de ter uma Lua de Mel ou coisa que o valha. Pelo que eu me lembro dela contando, casaram, foram a um cinema e lá, só lá, deram um selinho na boca. Ela era a filha mais velha de uma grande família e como sua mãe tinha morrido cedo era ela quem cuidava das irmãs e irmãos mais novos. Seu pai, o famoso Inácio Fonseca (somos todos metidos porque a Praça da Igreja no Calafate tem o nome do nosso bisavô) se casou de novo com Aparecida um pouco depois que vovó se casou, então ela tinha irmãos também da idade de seus filhos mais novos.

Bom, vovó sempre foi uma mulher especial. Meu avô, e eu já escrevi isto, era para lá de machão, mas vovó era sábia e com seu jeitinho sabia muito bem contornar estas coisas para ser feliz e fazer o que sempre gostava, à sua maneira, representar.

Hoje eu fico imaginando que não era fácil para ela, pois sua casa era sempre cheia de netos, filhos, amigos. E os netos, todos pequenos aprontavam sempre. Imagina umas 10 crianças juntas!! Sempre havia uma briga. E quando o bicho pegava a gente gritava:

- ÔOOOOO Vóoooooooooooooooooo!!!!! Olha a fulana aquiiiiii!!!!

E era “Ôo Vó” a toda hora. Quando as nossas mães estavam presentes a gente continuava brandindo nossos pulmões e clamando por ela. Ao que ela gritava conosco:

- Ôoo Vó não! É Ôoo mãeeeeeeeeeeeee! Sua mãe está aqui agora.

Mas não adiantava a gente só queria Ôooo vó!

Me lembro de algumas reclamações dela por conta da bagunça e da casa sempre cheia mas vovô sempre retrucava:

- Pilar, Pilar, um dia você ainda vai sentir saudades disto tudo e vai reclamar justamente do contrário.

Sábias palavras...

Tenho certeza de que vovó, se não se casasse com o vovô, seria uma atriz. Ela adorava representar e, mesmo casada, achava sempre uma oportunidade de fazer isto. Tem umas músicas que a gente canta até hoje e que ninguém conhece, mas foi a vovó quem nos ensinou. “O Funileiro” então era sua marca registrada. Cantava em todas as festas; cantava e a representava. Outra coisa que adorava fazer era fantasiar e fingir ser outra pessoa. Tem caso de gente conhecida que caiu nesta armadilha, não a reconheceu e ficou um bom tempo com raiva dela. Teve uma vez que estávamos em Castelhanos, era janeiro e estava o maior calor. Fomos todos para a praia e vovó ficou para trás. A praia estava cheia e eis que de repente chega uma senhora toda encapotada, com blusa de frio, calça de lã, gorro, cachecol, se senta na areia e fica lá, observando o mar. É lógico que todo mundo que passava parava para olhar. Então quando já era o centro de todas as atenções a mulher se levanta e começa a fazer um Streep tease até ficar só de maiô. Aí todos puderam ver que aquela maluca que estava ali era minha avó que caiu na risada quando tudo terminou. Essa é só uma das histórias de minha avó.

Outra curiosidade é que seu aniversário era no dia 06 de fevereiro e, quando caía no carnaval, era carnaval em sua festa na certa. Todos nós nos fantasiávamos. Ela adorava isto e adorava receber suas irmãs. Teve um destes aniversários que ela se fantasiou de melindrosa e quando suas irmãs estavam para chegar ela resolveu subir em cima do piano, se assentou, fez a pose clássica de melindrosa com uma piteira na boca e pernas cruzadas e ficou ali esperando. Foi a maior surpresa quando as irmãs chegaram e se depararam com aquela cena.

Ela sempre aprontava e quando meu avô morreu, passado o luto, vovó se esbaldou. Freqüentava o Sesc, fazia ioga, viajava e era uma adepta do poder das pirâmides. Me lembro direitinho dela fazendo água energizada de pirâmide. Teve uma vez em que o copo de cristal em que uma mini pirâmide estava energizando uma água se espatifou sozinho... Bom, acreditem se quiser, mas eu vi. Ela chegou até a comprar um aparelho para medir a aura das pessoas. Virou uma especialista nisso. Tem um gesto com o dedo imitando uma pirâmide que ela me ensinou e que me ajudou muito em diversas situações.

Sempre acolhedora, dava conselhos e também era brava às vezes. Era uma casamenteira, sempre arrumando namorados para as netas.Tinha os seus netos prediletos, hoje eu consigo visualizar isto, mas não conto aqui nem que me batam; todos nós temos nossas afinidades e com ela não era diferente. Mas acolhia a todos em sua casa. Quantos, na hora da precisão moraram com ela?

Tocava piano muito bem e “La Cumparsita” era uma de suas músicas preferidas. Nos ensinou a bordar, fazer crochê, jogar baralho (um monte de jogos) e tinha uma mania estranha de conversar com minha mãe na língua do blu (blu, blu, blu, blu,blu....). Quando dava na telha ela ligava lá para casa e ficava falando desse jeito. E minha mãe respondia prontamente. Não sei como, mas elas se entendiam perfeitamente. Era blu, blu, blu para cá e blu, blu, blu para lá. Acabavam a conversa em blu e morriam de rir. Simples assim mesmo.

Vovó era assim, intensa, humana, engraçada, era uma verdadeira peça, literalmente. Por mais que eu quisesse contar tudo, todas as histórias eu não conseguiria. Mesmo no auge de sua derradeira doença quando ela, na maior parte do tempo sumia de todos nós, não é que de repente aqueles olhos voltavam, ela fazia alguma graça e a gente podia viver um pouquinho dela ainda, e isso nos servia naquela época imensamente, pois nestes momentos víamos que vovó ainda estava por ali. Mas isto é muito triste e estou falando aqui de alegria, pois vovó era a alegria em pessoa e sua essência ficou cravada em cada um de nós. A vovó Pilar, a Pilar, a tia Pilar, a Pilarzinha tão querida, conhecida e adorada por todos continua entre nós.

Tem uma frase que adoro e que descreve perfeitamente a vovó e foi com esta frase que rendemos nossa última homenagem a ela.

“Nós só conseguimos ser felizes realmente quando conseguimos rir de nós mesmos.”

Esta era a nossa avó.




4 comentários:

  1. OOOOOOOOOO SAUDADE!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. só conheci uma avó, e gostaria q ela tivesse sido assim ... uma vó da pá virada ... rs ... delicinha ...

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Ai Ivana que saudade viu, nossa vozinha linda faz uma falta, mas hj eu sei que sou alegre, feliz e sapeka pq puxei todo o brilho de nossa vozinha e fico muito feliz e orgulhosa te ter puxado a ela.......
    Continue escrevendo nossas historias, pois estou amando relembrar, hj eu chorei viu??
    BJIns

    ResponderExcluir
  4. Vové era tudooooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir